quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A ORIGEM DAS BONECAS



A origem das bonecas é tão antiga quanto a história do homem e provavelmente as suas primeiras aparições foram na pré-história e passaram a ser vistos como brinquedos infantis no século XVIII, sendo fabricadas a partir de então, em maiores quantidade. No entanto, as bonecas atravessaram épocas e civilizações, representando valores humanos,históricos,e culturais.
Em muitas culturas, ela é um brinquedo associado às meninas, no entanto, existem versões de bonecos direcionados aos meninos,guardando ambos,como elemento essencial para a sua caracterização,as formas que lembram a humana, ou humanizada.
A boneca é a imagem do ser humano. A criança a imita e se identifica com ela. Isto sempre temos ao ter em mente quando fazemos ou compramos uma boneca para ela.Na verdade,a forma humana representa a totalidade da missão do ser humano e assim, a criança poderá através dessa boneca, conviver com a verdade e com as relações humanas.
Atualmente, nos deparamos com inúmeras distorções quanto a oferta de boneca para criança, pois, as mais vendidas não representam crianças, mas sim adultos. Por outro lado os materiais sintéticos (plástico, borracha, etc...) que são utilizados na construção dessas bonecas, não estimulam as forças da fantasia da criança, eles não existem na natureza,por isso são frios, e ainda não oferecem nenhum valor construtivo para o desenvolvimento infantil.
































AS BONECAS ANTIGAS


Embora não sejam conhecidas bonecas datadas da Pré-História, provavelmente porque seriam feitas em madeira ou em couro,materiais perecíveis , na civilização Babilônica conhece-se uma boneca com braços articulados feita em alabastro e também e também em túmulos de crianças do Antigo Egito , á presença destes objetos nos túmulos ; para alguns serviriam para que a criança brincasse com eles no mundo Além , enquanto que autores argumentavam que esses objetos teriam um caráter mágico , tendo sido ali colocados para trabalharem para o defunto na outra vida.

A prática de colocar bonecas nos túmulos das crianças também existiu na Grécia e na Roma antiga. Na Grécia antiga, fazia parte dos rituais que antecediam o casamento , a entrega por parte da noiva , a deusa Ártemis das suas bonecas e de brinquedos, simbolizando o fim da infância.Prática semelhante existia em Roma.
A criação de bonecas com objetivos comerciais estruturou-se na Alemanha séc. XV,nas localidades d Nuremberga,Augsburgo e Sonneberg,onde nasceram os Dochenmacher (fabricadores de bonecas).Foi também na Alemanha que se criaram as casas de bonecas. Nesta como mesma época em Paris,começou a afirmar como centro de fabricação de bonecas,,que reproduziam o aspecto das mulheres locais e os materiais empregues eram a terracota,a madeira e o alabastro ( um material muito branco e translúcida de gipsita., No século XVII, apareceram na Holanda bonecas com olhos de vidro e bonecas com perucas feitas de cabelo humano. A época de maior esplendor na fabricação de bonecas aconteceu do século XIX até o início do século XX. Onde as bonecas eram feitas principalmente para os adultos,pois reproduziam fielmente as figuras da corte e da sociedade. Em finais do século XIX Thomas Edison criou a ideia de uma boneca falante , que seria aproveitada por vários fabricantes , para criar bonecas que recitavam orações ou cantavam.
Com o advento do cinema e desenvolvimento do desenho animado, bem como a popularização da televisão, no século XX, pessoas e personagens passaram quase que obrigatoriamente a ter seus equivalentes em forma de boneca.
A partir de 1869, tornou-se possível a fabricação de bonecas em grandes escala, graças ao surgimento do celulóide. Em seguida surgiram outros materiais como o PVC e o plástico.
Diversos são os materiais que atualmente usados para a confecção das bonecas,tais como: madeira,palha, tecido,plástico,porcelana,papel, pelúcia,metal, vinil,papel machê,cera e gesso.





DIVERSOS TIPOS DE BONECAS



BONECA DE PANO: É uma forma simples da boneca, em que suas partes são feitas de pano e tecido e o enchimento pode ser de palha ou algodão. As bonecas de pano podem ter utilidades: em alguns casos, são assim confeccionadas para que sejam espetados alfinetes e agulhas para que não se percam, nos cestos de costura.
Na literatura infantil duas bonecas se destacaram: Emília de Monteiro Lobato e a boneca do Mágico de OZ.


BONECA DE PLÁSTICO DURO: São feitas de plástico duro, pintado com o tom da pele e tendem a ter traços nítidos e mais definidos. Eram muito populares.

BONECA DE METAL: Podem ser inteiramente de metal, como prata e bronze,ou ter somente o rosto de metal.

BONECA DE PORCELANA: As bonecas de porcelana mais finas são feitas pela queima de argila pura e a translucidez do material torna-se mais elegantes.

BONECA DE VINIL: É uma boneca feita de plástico macio.

BONECA DE MADEIRA: Algumas são peças de arte popular.
Exemplo de boneca de madeira: Boneca Matrioshkas (são feitas de madeiras bem colorida) elas ficam uma dentro das outras. Diz a lenda que: Há muitos anos atrás,um homem que fabricava bonecas para vender,fez em um dia uma boneca que se diferenciava
Das outras, por isso ele não a vendeu. Quando ele chegava todos os dias do trabalho ele perguntava se ela estava feliz e ela dizia eu sim.Mas,um certo dia ele perguntou e ela que não,pois ela queria ter uma filha, ele fez outra e a colocou dentro dela e a chamou de Trioska. Um dia, a Trioska também ficou triste e ela disse que também queria uma filha e ele fez a mesma coisa e a chamou de Oska. E que por sua vez também ficou triste, pois queria uma filha. Então o homem teve uma idéia,fez um boneco homem e o colocou dentro de Oska e deu a ele o nome de Ka.

BONECA DE PAPEL: São feitas de puro papel, são recortadas e suas roupas e acessórios são recortados separadamente.

BONECAS DE PAPEL MACHÊ: São feitas de uma mistura de papel rasgado ou esmigalhado,cola e água, ganhando assim dureza e resistência.

BONECA DE BISCUIT: São feitas de porcelana branca e fosca, duas vezes cozidas e que na cor e no aspecto imitam o mármore branco.

BONECA DE COMPOSIÇÃO: São feitas de uma mistura de vários componentes,como serragem,papel,cola e gesso de Paris.Exemplos de bonecas de composição são as bonecas Tiny Betty, Little Betty, Betty, Wendy Ann e Princess Elizabeth, que são bonecas de coleção.





A BONECA BARBIE

Nunca um brinquedo refletiu tão bem o comportamento de uma época quanto a quarentona Barbie, uma boneca que acompanhou todas as mudanças dessas últimas quatro décadas. Ela é rica, bonita, famosa, inteligente e está sempre na moda. Tem o namorado perfeito e muitos amigos que a adoram. O mundo Barbie é cor-de-rosa, feito de sonhos e fantasia, onde tudo é possível. É o que garante o slogan "be anything".
A Barbie é um sucesso absoluto, tanto em vendas [é a boneca mais vendida no mundo. São 120 milhões de exemplares a cada ano, o que significa que duas Barbies são vendidas por segundo] quanto em popularidade [ela é a queridinha de crianças e adultos de todo lugar].

História

Foi Ruth Handler, esposa de Elliot Handler [fundador da empresa norte-americana Mattel] quem teve a idéia de fabricar uma boneca adulta, que até então só existia em papel [na verdade, a boneca alemã Lili, feita de celulóide, é anterior à Barbie e pode ter inspirado Ruth Handler]. Mãe de três filhos, Ken, Skipper e Barbara, ela não teve dúvida quanto ao nome da nova boneca: Barbie, o diminutivo de Barbara. Mais tarde, Ken viria ser seu namorado e Skipper sua irmã-boneca.

Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959. Barbie foi apresentada como uma modelo teenager vestida na última moda. Aliás, a imagem da boneca sempre foi a de uma top model, símbolo de sucesso, beleza e juventude.Dotada de um corpo mais flexível, Barbie chegou ao ano 2000 como uma mulher moderna, que trabalha, e por isso precisa de vários novos acessórios, como computador e celular.
Um modelo comemorativo foi lançado para comemorar os 40 anos da boneca, que vem usando um vestido longo preto com detalhes em prata e um buquê com 40 rosas vermelhas. Um luxo!!!

A Barbie de hoje reflete o comportamento e os desejos das garotas de todo lugar. Ela pode ser o que quiser, sempre com estilo e claro, na última moda.

O sucesso fez da Barbie um ícone do século passado e um brinquedo que marcou gerações de crianças e mulheres, elevando o padrão de beleza da mulher americana , a boneca estendeu a sua influencia rapidamente por todo o mundo e acabou sendo transformada em um estilo de vestir adotado por mulheres de varias idades . Conscienciosa, amante da natureza , inteligente , compreensiva , e adora esportes ao ar livre , e acampar. A boneca Barbie criou uma onda de estilo que foi seguida por muitos como a “ forma de vida da Barbie ‘’ e isso a transformou numa personalidade destacada no planeta .













3 comentários:

  1. Olá. Estou iniciando um estudo para apresentação de TCC no curso de Artes sobre a bonecas de pano. Seu material me interessou, poderia me enviar a bibliografia que vc utilizou.> Muito Grata

    ResponderExcluir
  2. E os dados bibliográficos? Preciso deles para uma mostra cultural sobre a evolução das bonecas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou participando do concurso da CBTG e seu conteúdo me ajudou bastante obg😘😘

    ResponderExcluir